quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Algo pelo qual vale a pena viver


Triste é viver na solidão
Na dor cruel de uma paixão
Triste é saber que ninguém pode viver de ilusão
Que nunca vai ser, nunca vai dar
O sonhador tem que acordar
(Tom Jobim)


Ultimamente eu me viciei em tudo o que vejo, faço ou ouço. Me ligo muito ao que assisto. Dessa vez, uma frase que me marcou foi no trailer de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1.

A frase era a seguinte: “Por que tenho algo pelo que vale viver”. Confesso que tenho certa devoção pela saga de J. K. Rowling, mas a frase me emcabulou, e muito.

O que seria ter alguém pelo que vale viver? Simplesmente alguém, ou algo, que se valha a pena, ou um amor, utópico, platônico, a qual se está fadado a sofrer? E mais do que isso, mais do que apenas viver por algo, seria por que viver por algo.

É o que eu chamo de vontade. Por isso empreguei o excerto de Tom Jobim, que a meu ver, tinha uma vida, ou pelo menos um repertório um tanto quanto triste. Em suas músicas, Jobim fala da vida, de uma forma espetacular, do mesmo jeito que declina o amor incondicional, à explendida beleza brasileira. Quem ouve Tom sabe do que eu estou falando.

Mas eu estava falando de vontade. Vontade é o desejo, a escolha, a decisão, o empenho, o interesse, o zelo. E tudo depende da vontade, da escolha, porque se ficarmos apenas desejando, almejando ser, e mesmo sendo otimista, usando do “segredo”, do poder da atração, mesmo assim, não vai dar certo. É, sinto muito, mas não vai acontecer se você não correr atrás, se você não fizer.

Tudo acontece no seu tempo, sei que já disse isso. Mas o tempo não é responsável pelas ações, sim pelas consequências. A tua vida não está prescrita em um livro divino, ela é escrita em tempo real, e as linhas só são tortas porque é você quem as faz. Por isso o Tempo escreve certo por linhas tortas, porque é você quem tem o direito de escolha, o livre-arbítrio. Aí que entra a vontade.

Além do mais, não é apenas a sua vida que depende de você, afinal, as pessoas que você cativa, ou mesmo que vivem a sua volta, dependem de suas atitudes, seja em suas vidas pessoais, profissionais ou sociais. Seu empregado depende de você, assim como seu filho, seu pai. A vida de quem está a sua volta depende de você.

Por conseguinte, quando você acha que não há mais nada o que fazer, pense de novo. Pense: Existe algo pelo que vale a pena viver. Ou, apenas, pessoas, que sabem que o seu destino (delas) depende de você, de seus atos, da sua vitória. O nome disso é fraternidade, um tipo de amor que existe, em alguns casos, e que é bem diferente da paixão que se sente por alguém.

Faz-se mister que tenhamos uma causa comum. Um sentimento que incite alguém a atingir o fim proposto por alguém, um ato que pode ou não ser praticado em obediência a um impulso ou a motivos ditados pela razão. E esse alguém é você.

Depende da sua coragem fazer acontecer pra você. E depende de você fazer acontecer para os outros. Pense nisso.

5 comentários:

  1. adoreeei o texto, e realmente cada um tem algo pelo que vale a pena viver! e ter algo pelo o uqe vale a pena viver é o que move cada pessoa !

    ResponderExcluir
  2. "É, sinto muito, mas não vai acontecer se você não correr atrás, se você não fizer."

    essa parte diz tudo.. a gente que faz as coisas acontecerem! esperar e ver a vida passando de nada adianta.

    ah, e eu acho q descobri pelo que vale a pena viver depois que li o texto, muito bem escrito por sinal. (:

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso, muito bom mesmo o texto carlos, temos que correr atras do que sonhamos!
    Parabens ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos....
    Algo pelo qual vale a pena viver...
    Sei lá, das mais simples as mais sofisicadas, as minhas mais puras amizades(você o.O)...
    Carlos está de parabéns pelo Blogge, amei mais um texto.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, não acreditava na fase "Tudo acontece em seu determinado tempo." Mas depois de algumas coisas que aconteceram vejo q é a mais pura verdade e não somente uma frase de consolo.

    Escreve muito Carlos^^

    ResponderExcluir